Eixo I. Gestão Participativa e Governança

Este eixo tem como propósito qualificar a gestão da nossa universidade, oportunizando excelência em todas as atividades administrativas e acadêmicas. Nosso compromisso, pautado pela gestão democrática, é com a concretização de ações que garantam transparência à gestão, melhoria dos processos de gestão e governança, aprimoramento da comunicação institucional e responsabilidade com as questões socioambientais.

1. Revisar o Estatuto e Regimento Geral, Regimento das Unidades e Campi;

2. Reconhecer a Comunicação Institucional como estratégica;

3. Implementar novas estratégias de comunicação;

4. Definir e implementar o modelo de gestão da multicampia;

5. Elaborar a Política de Governança Institucional;

6. Elaborar a Política de Transparência;

7. Consolidar a Governança Digital;

8. Ampliar o diálogo com todas as esferas governamentais e sociedade para construir parcerias e projetos institucionais;

9.  Expandir a captação de recursos extraorçamentários nacionais e internacionais;

10. Revisar a matriz interna de distribuição orçamentária para as Unidades Acadêmicas, Administrativas e Campi;

11. Institucionalizar a estrutura da Gestão de Riscos;

12. Realizar agenda mensal de reunião com os diretores das unidades acadêmicas e campi;

13.  Realizar semestralmente reunião de gabinete ampliado;

14. Realizar agenda semestral da administração superior nos campi;

15. Fortalecer os Comitês Institucionais como espaços democráticos de proposição de políticas de gestão universitária;

16. Fortalecer a identidade do HU como hospital Universitário Público, 100% SUS, Vinculado à FURG;

17. Estabelecer uma interlocução eficiente com professores, técnicos, discentes e aposentados;

18. Criar o escritório de gestão de processos;

19. Fortalecer a estrutura física e de pessoal, bem como qualificar o processo de contratação e fiscalização de serviços continuados;

20. Fortalecer a estrutura física e de pessoal e qualificar o processo de gestão da manutenção predial;

21. Fortalecer a estrutura física e de pessoal e qualificar os processos de gestão acadêmica e administrativa;

22. Qualificar o processo de comunicação e simplificar o sistema de envio de documentos e efetivação de matrículas;

23.  Qualificar o processo de planejamento institucional;

24. Elaborar a carta de serviços ao cidadão;

25. Fortalecer a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P);

26. Implantar programas de eficiência energética, qualificação da gestão de resíduos, e aumento de uso de energia renovável; e

27. Implementar o Plano Diretor de Logística Sustentável.