Eixo IV. Qualidade Acadêmica e Ensino Transformador

Com este eixo, evidenciamos o nosso compromisso com a qualidade acadêmica e o ensino transformador. Apresentamos um conjunto de ações que visam qualificar o desenho curricular e a formação profissional por meio da articulação de frentes como inovação no ensino, ingresso, evasão, gestão acadêmica e espaços de ensino.

1. Fortalecer o vínculo dos estudantes com a Universidade;

2. Fomentar a inovação pedagógica, a flexibilidade curricular e a inclusão de tecnologias ativas e acessíveis;

3. Aproximar a formação dos estudantes ao campo de atuação profissional e às demandas da sociedade;

4. Estimular a convergência entre as modalidades de ensino por meio de ações que integrem os aspectos pedagógicos e tecnológicos nos cursos;

5. Avançar com a flexibilização curricular para tornar os currículos dos cursos mais atrativos;

6. Avaliar e fortalecer a curricularização da extensão nos cursos de graduação;

7. Fomentar a ambientalização curricular;

8. Estimular a implementação de metodologias de ensino transformador que buscam o protagonismo discente e a construção do conhecimento;

9. Ampliar a proficiência em língua estrangeira, libras e português para os/as estudantes;

10. Fomentar a interação dos discentes, docentes e técnicos com as incubadoras de base tecnológica e social;

11. Estimular a participação dos estudantes nos programas e projetos de bolsas institucionais de ensino, pesquisa, extensão, inovação e cultura;

12. Ampliar a visibilidade científico-acadêmica e a internacionalização dos programas de pós-graduação;

13. Estimular a interação dos discentes, técnicos e docentes de pós-graduação com a inovação tecnológica, a tecnociência solidária e a interação com o mundo do trabalho;

14. Propor a Política Institucional de Educação a Distância;

15. Estudar outras formas de ingresso para a universidade de modo complementar ao SISU;

16. Implementar ações permanentes e efetivas de divulgação dos cursos;

17. Qualificar o Programa de Enfrentamento à Evasão e Retenção de estudantes da graduação;

18. Institucionalizar e fortalecer o sistema de acompanhamento de egressos;

19. Avaliar e propor mudanças nos cursos de baixo ingresso;

20. Acompanhar a implementação dos cursos novos;

21. Discutir e propor encaminhamentos para a oferta dos cursos dos campi;

22. Apoiar a criação de cursos de graduação e pós-graduação em diferentes modalidades e áreas;

23. Construir a política institucional de apoio financeiro aos Programas de Pós-Graduação profissionais;

24. Consolidar o desenvolvimento da política institucional de formação inicial e continuada de professores da Educação Básica;

25. Atualizar as normas acadêmicas;

26. Regulamentar o Comitê de Graduação;

27. Fortalecer o Fórum das Licenciaturas e o Fórum das Engenharias e potencializar o espaço de discussão do Núcleo Pangea e do Grupo G4E;

28. Criar a central de estágios curriculares e de carreiras para mediar a relação de estudantes e egressos com o mundo do trabalho;

29. Criar espaço colaborativo de aprendizagem em todas as unidades acadêmicas e campi;

30. Atualizar e melhorar as salas de aula da universidade aumentando o conforto e atratividade;

31. Atualizar e ampliar o acervo físico e digital da Biblioteca;

32. Incentivar a criação de novos  grupos  Pets  e apoiar  os grupos  existentes;

33. Apoiar os programas de  resgate  de  aprendizagem  de  conhecimentos em áreas  básicas  para cursos de exatas como pré-cálculo, pré-química, pré-física e propor estratégias que garantam  a participação  dos estudantes.